As principais disfunções sexuais
- tirandoacalcajeans
- 7 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2019
Nos posts anteriores explicamos sobre o que são as disfunções sexuais e quais são as mais prevalentes no sexo masculino. Hoje, vamos direcionar esses transtornos para as mulheres. Estima-se que entre 40 e 45% das mulheres sofra de dificuldades na hora das relações sexuais. Esse número é ainda tão elevado pois há ainda um grande tabu por parte da sociedade, e um desconforto por parte das mulheres, em conversar abertamente com os profissionais de saúde sobre essas dificuldades. Isso faz com que muitas sofram em silêncio, o que pode gerar outros transtornos como ansiedade, depressão e falta de libido.
As principais disfunções sofridas pelas mulheres são:
1)Redução no desejo sexual: É a diminuição ou perda total do desejo sexual. A mulher perde interesse por atividades eróticas preliminares e não sente desejo de iniciar a atividade sexual, podendo haver o evitamento do contato físico íntimo. Alterações hormonais, doenças , determinados medicamentos ou fatores psicológicos como depressão ou perturbações da ansiedade, podem contribuir para a diminuição do desejo sexual.
2)Aversão sexual: A mulher evita todo ou quase todo o contato sexual.
Atitudes negativas no sexo, educação sexual repressiva, historial de violência/abuso, dor nas relações, são alguns dos fatores que podem contribuir para esta dificuldade.
3) Perturbação da excitação sexual:
É a dificuldade em adquirir ou manter um estado de excitação sexual adequada até o fim da atividade sexual, frequentemente vista como a ausência ou diminuição da lubrificação vaginal.
Amamentação e fim da menstruação, podem levar a diminuição de lubrificação vaginal, assim como algumas doenças como diabetes, doenças da tireóide, determinados medicamentos ou fumar.
Ansiedade, stresse e depressão, assim como fatores de ordem relacional como a falta de estimulação adequada do/a parceiro/a e falta de comunicação, são alguns dos fatores que também podem contribuir para esta dificuldade.
4)Dor nas relações sexuais:
Dor persistente na região genital durante as relações sexuais. Embora a dor seja experimentada com maior frequência durante as relações, também pode ocorrer antes ou após a mesma.
Determinados problemas orgânicos como inflamações ginecológicas, fatores relacionais, conflitos psicossexuais, são algumas das causas que podem contribuir para que a mulher sinta dor na relação sexual.
5)Vaginismo: Dificuldade da mulher em tolerar a penetração, devido à contração involuntária dos músculos próximos ao inferior da vagina. Pode ser causada por traumas, inexperiência que gerou medo, insegurança e crenças conservadoras.
Referência
Ribeiro B, Magalhães AT, Mota I. Disfunção sexual feminina em idade reprodutiva: prevalência e fatores associados. Rev Port Med Geral Fam. 2013; 29 (01) 16-24.

Comments