DISPAREUNIA: saiba mais sobre a dor genital durante as relações sexuais
- tirandoacalcajeans
- 1 de jun. de 2019
- 2 min de leitura

A dor genital durante as relações sexuais com penetração pênis-vagina, chamada de dispareunia, acomete muitas mulheres e pode estar associada a fatores psicológicos, principalmente aqueles relacionados a problemas na fase de excitação da mulher (devido à falta de lubrificação vaginal) e tabus relacionados à sexualidade, ou também a fatores físicos, como inflamações genitais (como a candidíase), endometriose, problemas hormonais, traumas cirúrgicos ou obstétricos, entre outros. É importante diferenciar a dispareunia do vaginismo, que é uma situação em que os músculos da vagina contraem intensamente provocando dor e impossibilitando a penetração.
A dispareunia pode ser dividida entre superficial e profunda. Na dispareunia superficial, a dor ocorre na região de entrada da vagina, e aparece no início da penetração, ou durante a relação sexual, com o movimento do pênis dentro da vagina, podendo estar relacionada com diversas causas como infecções, baixa de estrógeno, infecções urinárias, falta de lubrificação vaginal, entre outros. Já na dispareunia profunda, a dor ocorre na parte interna da vagina (parte não exposta) ou na parte inferior do abdome, e normalmente está associada a doenças inflamatórias pélvicas ou dores pélvicas crônicas.
Lembre-se sempre de buscar ajuda médica ao sentir esse tipo de dor. O médico te ajudará a descobrir a causa da dor e como tratá-la. Devido a complexidade da dor na região genital e durante e a relação que tem na vida sexual e na qualidade de vida da pessoa, o tratamento muitas vezes, requer ações multidisciplinares, procedimentos médicos, psicoterápicos, e fisioterapêuticos entre outros.
Além disso, é de extrema importância que a mulher seja devidamente excitada, para ter uma lubrificação vaginal adequada e para que não ocorra dor durante a penetração.
Vale sempre lembrar que as relações sexuais devem ser fonte de prazer e não de desconforto!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TRONCON, J. K. Dor na genitália e na relação sexual. FEBRASGO, julho/17. Disponível em:
コメント