Como a mente influencia no desempenho sexual
- tirandoacalcajeans
- 28 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
O desempenho sexual de qualidade depende da interação entre corpo e mente. Dessa forma, o bem-estar psicológico inevitavelmente afeta na resposta sexual. Sexo, além os aspectos reprodutivos e prazerosos, é forma de expressar afetividade. Homens e mulheres sentem-se valorizados pelo desejo despertado e sua autoestima diminui quando isto não mais ocorre.
A função sexual está relacionada à interação do indivíduo com o meio externo, mas também com seu meio interno. Estímulos sensoriais, olfativos, gustativos, visuais, táteis e auditivos, podem desencadear a resposta sexual humana tanto quanto pensamentos, memórias, fantasias que o indivíduo possa produzir. Assim, estímulos externos e, ainda, motivações internas regulam a função sexual.
O estresse é um dos grandes vilões da vida sexual feliz e saudável esse quadro diminui o apetite sexual e prejudica o desempenho sexual. O tédio também afeta o desempenho sexual significativamente, pois quando o casal está vivendo uma rotina monótona e sem grandes emoções, eles tendem a ficar entediados. Em consequência disso, há grandes chances do desempenho sexual, e do desejo, diminuir. Para evitar esse tipo de problema é necessário buscar formas de driblar a rotina, experimentando novidades na relação sexual. Conversar abertamente com a parceira também é uma boa maneira de melhorar a vida sexual e impedir que o relacionamento caia na monotonia e previsibilidade.
O medo do desempenho sexual também pode ser um problema, pois quando o indivíduo se cobra muito quanto ao próprio desempenho sexual isso acaba impedindo que ele aproveite o momento como poderia. Além disso, a auto cobrança e o temor de uma performance fracassada não deixa que a relação sexual fluir naturalmente.
Ademais, a baixa autoestima e a insegurança também afetam o desejo e o desempenho sexual, pois faz a pessoa se sentir inadequada, incapaz e literalmente impotente para satisfazer a si mesmo e ao seu par.
Portanto, um bom desempenho sexual está diretamente relacionado ao bem-estar psicológico. É importante conhecer o próprio corpo e suas limitações, buscar o que te dá prazer, mudar comportamentos, aumentar o estímulo e relaxar.
Referências:

Comments