Pompoarismo: o que é?
- tirandoacalcajeans
- 4 de jun. de 2019
- 3 min de leitura
História
Antiga técnica oriental, foi inicialmente desenvolvida pelas sacerdotisas para ser realizada em rituais sagrados de fertilidade, na Tailândia onde o pompoarismo foi aperfeiçoado algum tempo depois, tinha-se o costume de passar essa prática de mãe para filha, que no futuro o valor dote a ser pago pelo noivo, podia depender das habilidades sexuais da esposa. Na década de 1950, foi desenvolvida técnica semelhante pelo ginecologista Arnold Kegel, que consistia em exercícios para mulheres que tinha problema de incontinência urinaria que precisava fortalecer os músculos da vagina.
Pompoarismo
São exercícios que fortalecem os músculos do assoalho pélvico essas técnicas tem origem no tantrismo, filosofia comportamental associada à prática da yoga. Pompear significa “sugar”, com o nome clássico de Sahajôli, que significa controle absoluto dos músculos da região pélvica. Em suma, a prática do pompoarismo contribui para o prazer sexual proporcionando orgasmos intensos.
O que são esses Músculos do Assoalho Pélvico (MAP)?
Compreende o diafragma pélvico composto pelos músculos levantador do ânus e coccígeos, e juntamente com suas fáscias superiores e inferiores formam o tetoda fossa isquiorretal . O músculo levantador do ânus auxilia na defecação, comprimindo o reto e levantado o ânus, além da função de sustentação de suporte pélvico. Na camada superficial do assoalho pélvico, encontram-se os músculos bulboesponjoso que desempenha a função de contração vaginal, ereção do clitóris e eliminação da secreção de glândulas mucosas durante o ato sexual, músculo isquiocavernoso também possui influência na função sexual, sua ação é facilitar a entrada de sangue nos corpos cavernosos do clitóris provocando sua ereção e o isquiococcígeo que tem como função sustentação dos órgãos pélvicos e elevação do ânus.
Exercícios
Consiste na contração do MAP, em diferentes movimentos, para ser realizado é preciso aprender a relaxar o músculo da vagina, por meio de exercícios de respiração de intervalos controlados, com uma postura adequada e frequência de treinamentos. Os exercícios são parecidos com o movimento de contração de quando seguramos a urina, recomenda-se a praticar todos os dias e várias vezes durante o dia, (exceto quando esta urinando), podendo fazer este treinamento a qualquer momento. Com orientação de um profissional fisioterapeuta, os exercícios podem contar com auxílio de acessórios para o treinamento, são recomendados as bolinhas de pompoar e os cones vaginais que funcionam como um peso.
Benefícios
As mulheres são beneficiadas, com o aumento da autoestima sendo que o pomparismo também é uma técnica de sedução isso faz também que aja aumento da libido e potencial orgástico, melhora do relacionamento conjugal, pois a vida sexual do casal se torna mais prazerosa, facilidade no parto contribuindo para uma recuperação rápida da musculatura pélvica e do períneo, porque com o treinamento o músculo da vagina está mais fortalecido o interessante que a prática do pompoar, além de estar contribuindo para uma vida sexual ativa saudável e prazerosa, estará também protegendo sua região pélvica .Os hormônios ficam excelentemente regulados já que a circulação na área pélvica previne a incontinência urinária que acomete milhões de pessoas de todas as idades, principalmente as do sexo feminino, afetando a qualidade de suas vidas , a queda da bexiga e do útero, auxilia na flacidez vaginal e no tratamento do vaginismo( condição em que a mulher sente dor durante a relação sexual).
Referência
Fortunato GL, Aliberte PI, Angelin ECN, Gruber CR. Correlação entre a força dos músculos do assoalho pélvico e a satisfação sexual de mulheres. Cadernos da Escola de Saúde 2012;6(2):143-58.
Disponível em:
Acesso em: 4 de junho de 2019.

Comments