top of page

Câncer de Próstata

  • tirandoacalcajeans
  • 8 de jun. de 2019
  • 3 min de leitura

No Brasil, o câncer de próstata é um dos cânceres que mais acomete os homens, representando 10% dos casos, além de ser a segunda causa de morte nessa população. Sendo que na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames para se investigar.


O que é a próstata?


A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade.


Fatores de Risco


O risco aumenta com o avançar da idade , além disso histórico de câncer na família (homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos) e o sobrepeso e obesidade.


Sinais e sintomas do câncer de próstata


Atualmente, cerca de 80% dos indivíduos são assintomáticos ao diagnóstico, enquanto uma minoria já se apresenta com alterações clínicas que refletem a doença localmente avançada metastática que são: dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.


Quais exames são feitos para investigar o câncer de próstata?


O diagnóstico é feito mediante três principais exames: toque digitálico da próstata, por meio do toque retal, que busca palpar nódulos enrijecidos; o exame de Dosagem Sérica do PSA, que resulta em mensurar o tamanho da próstata e progressão da doença; e o ultrassom transretal (UTR), com a capacidade de mostrar lesões que causam pouco eco no sonograma.


Qual exame confirma/diagnostica o câncer de próstata?

A doença é confirmada por meio de biópsia, por ultrassom transretal e análise anatomopatológica do material coletado A análise anatomopatológica laboratorial do material coletado e o escore de Gleason são essenciais para identificar o grau em que se encontra a doença.


Qual o tratamento para o câncer de próstata


A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estágio da doença e condições clínicas do paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso. Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica,radioterapia e até mesmo observação vigilante. No caso de metástase, ou seja, se o câncer da próstata tiver se espalhado para outros órgãos, a radioterapia é utilizada junto com tratamento hormonal, além de tratamentos paliativos.

A disfunção erétil e a incontinência urinária são alguns dos efeitos que podem ocorrer pelo tratamento e ambos atingem a essência da masculinidade. A perda de identidade, principalmente pela disfunção erétil, em função da incapacidade persistente de o homem atingir e/ou manter a ereção peniana o suficiente para a realização do ato sexual e o isolamento social, devido às situações de constrangimento que a incontinência pode lhe trazer, geram aborrecimento, frustração e embaraço do ser masculino.


Como prevenir o câncer de próstata?


Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.


Novembro Azul


Foi criado no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, explica que apesar da campanha ter começado com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.


Referências

1-Lima, R. B., & Hahn, G. V. (2016). CÂNCER DE PRÓSTATA E SUA RELAÇÃO COM A SEXUALIDADE MASCULINA: PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA. Revista Destaques Acadêmicos, 8(3). Acesso em:8 de junho de 2019.

2-Ferrão, L., Bettinelli, L. A. & Rodrigues Portella, M., (2017). Men’s Experiences with Prostate Cancer. Journal of Nursing UFPE / Revista de Enfermagem UFPE, 11(10), 4157–4164. Acesso em: 8 de junho de 2019.


 
 
 

Comments


© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
  • White Twitter Icon
  • White YouTube Icon

Join our mailing list. Never miss an update

bottom of page