Ejaculação Precoce:Causas e Tratamentos
- tirandoacalcajeans
- 18 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2019
Sabe-se que 1 a cada 3 homens ativos sexualmente sofrem de ejaculação precoce.Esse problema, é definido como a ejaculação que ocorre antes ou logo após a penetração,sem que o homem tenha controle, e afeta tanto a vida sexual daquele que tem essa disfunção,quanto de seu/sua parceiro(a).
Essa questão é muitas vezes um tabu para os homens,dos quais a sociedade cobra uma masculinidade constante.O problema é que ao negligencia-la esses homens entram em um ciclo vicioso pois cada vez mais sua autoestima é abalada e essas ejaculações precoces podem se tornar cada vez mais frequentes.
Podem ser divididas em ejaculação precoce primária- quando acontece ao longo da vida sexual- ou secundária- quando está relacionada a disfunção erétil,que se soluciona tratando o problema de ereção.
Apesar de ainda não se saber com precisão a causa exata dessa disfunção,a maioria das pessoas que a têm apresenta uma ou ambas as características abaixo:
1)Ansiedade ou inexperiência com relações sexuais, mais comuns no caso de homens no início da vida sexual.Homens mais experientes também podem apresentar ejaculação precoce quando muito preocupados com fatores externos ou estressados.
2)Alguns homens apresentam uma maior sensibilidade peniana,o que faz com que o sêmen seja ejaculado precocemente,com poucos estímulos não necessariamente sexuais.
Além disso,questão pode ser inicada desde o início da vida sexual do homem,ou ser temporária,sendo iniciada após uma época estressante ou alguma situação traumática,por exemplo.
Como a ejaculação precoce é secundária a mesma,seu tratamento consiste em tratar a sua causa principal.A psicoterapia como sessões com psicólogos ou psiquiatras e com o uso de fármacos,nos casos mais graves,são indicadas para tratar o problema quando sua causa é mental,como ansiedade,problemas no relacionamento,estresse pós trauma sexual,depressão,etc
Já quando a causa é biológica como nos casos das disfunções hormonais,inflamações de próstata e uretra,diabetes,etc, pode se realizar reposição hormonal e cirurgia respectivamente.
Nos casos de hipersensibilidade peniana podem ser utilizados medicamentos que retardam a ejaculação.
Referência
Barros, D. F., Cernach, A. D., Eidi, I. R., Fava, S. L., Ferraz, d. A., & Facio, J. F.
(2011). Premature ejaculation: is there an efficient therapy? Einstein, 9(4), 545-
549.
Comments