VAGINISMO...
- tirandoacalcajeans
- 11 de mai. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2019
Vaginismo é uma condição na qual os músculos vaginais se contraem involuntariamente, apesar do desejo da mulher pela relação sexual. Ele geralmente começa quando a mulher tenta ter relação sexual pela primeira vez, mas também pode se desenvolver mais tarde, por exemplo, quando outro fator faz com que a relação sexual seja dolorosa ou quando a mulher tenta uma relação sexual estando emocionalmente abalada.
Como a relação sexual pode ser dolorosa, muitas mulheres acabam deixando o medo tomar conta e os músculos acabam ficando ainda mais apertados, causando ou aumentando a dor quando a relação sexual é tentada.
Assim como um reflexo, toda vez que a vagina é pressionada ou às vezes até mesmo apenas tocada, os músculos vaginais se contraem automaticamente (reflexivamente). A mulher não consegue tolerar a relação sexual ou qualquer situação que envolva penetração, seja com pênis, objetos, exames ginecológicos.
O tratamento deve-se iniciar com psicoterapia, exercícios de relaxamento, e até mesmo ansiolíticos. Só então, deve-se partir para a segunda fase do tratamento que visa diminuir o aperto reflexivo dos músculos vaginais e o medo de dor que ocorre quando a vagina e a área circundante são tocadas. Para reduzir esse reflexo, as mulheres são instruídas a fazer certos exercícios de toque, incluir gel anestésico, fisioterapias para o assoalho pélvico e até botox para relaxar a musculatura.
No entanto, deve-se sempre lembrar de que mesmo sem a penetração é possível ter uma relação sexual prazerosa e sadia. Além disso, essa é essencial para que com o tempo a penetração passe a ocorrer de forma tranquila e agradável.
Ainda ficou alguma dúvida?? Entre em contato com a gente!!!
Referência:
LUIZ BRAGA DIAS MOREIRA, Ramon. Vaginismo. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 15 dez. 2012. Disponível em: http://rmmg.org/artigo/detalhes/218. Acesso em: 10 maio 2019.

Comments